top of page
FICA A DICA para sua viagem:

DOCUMENTOS:

Leve somente o passaporte, dos demais documentos, leve apenas uma fotocópia. Verifique se para os destinos que você pretende visitar há necessidade de visto de entrada (consulte-nos). Guarde sempre consigo seus documentos e valores ou, quando for passear, mantenha-os no cofre do hotel.

DOCUMENTOS PARA MENORES DE IDADE:
Menores de 18 anos para viajar ao exterior devem apresentar autorização assinada por ambos os pais reconhecida em cartório. (consulte seu agente de viagens)

VALORES:
Para a Europa leve EUROS. Se levar dólares, saiba que deverá fazer câmbios e há que pagar comissões.

Procure realizar o cambio em estabelecimentos legais, procure evitar o cambio paralelo, não legalizado, afim de evitar-se contrair notas falsas ou ser induzidos a outros golpes e assaltos.   

SEGURO VIAGEM:
Os paises do tratado Schengen exigem um seguro viagem com cobertura mínima de EUR 30 mil, para despesas médicas. Informe-se com seu agente de viagens.

 

IDENTIFICAÇÃO NAS MALAS:
É imprescindível identificar as malas com etiquetas de bagagem que contenha no mínimo nome, endereço e telefone, mantendo-as na mala até o fim da viagem. Se possível identifique-as com fitas coloridas para melhor visualização nos aeroportos.

SEGURANÇA:
Há ladrões em qualquer parte do mundo, prrincipalmente onde há muitos turistas, por isso muita atenção e cuidado com seus pertences e valores.  Nunca deixe bolsas penduradas nos encostos de cadeiras em restaurantes, bares, cafés e hotel.

BAGAGEM DANIFICADA OU EXTRAVIADA ENTRE VÔOS:
Caso aconteça extravio ou algum dano à sua bagagem, o fato deverá ser imediatamente comunicado à empresa aérea no aeroporto onde você desembarcou. Deve-se preencher um formulário próprio e a companhia aérea é obrigada a reembolsá-lo pelo dano causado.

NORMAS DE SEGURANÇA:
Os aeroportos não permitem na bolsa de mão nenhum tipo de objeto cortante (tesouras, lixas, canivetes, cortador de unhas, liquidos com quantidade superior a 100ml e etc.). Se precisar levar, leve na mala grande a ser despachada.

PAÍSES PARA VIAJAR SOMENTE COM O RG:

São eles (em ordem alfabética):

* Argentina
* Bolivia
* Chile
* Colombia
* Equador
* Paraguai
* Peru
* Uruguai
* Venezuela

 

Todos esses países fazem parte do Mercosul e além de não precisar de passaporte, também não precisa de visto.  Esse “benefício” já está em vigor desde 2008, mas muita gente ainda não conhece.

Mas fiquem atentos com a cédula da identidade (RG), pois ela precisa ter fotografia atual (na qual você é reconhecido) e estar em boas condições, e emitido a menos de 10 anos, em caso de dúvida o oficial de imigracão pode solicitar outros documentos com foto para identificação. A carteira de motorista não é aceita como documento para viajar entre países.

[ Mais informações no Portal Brasil – Mercosul com RG]

Tudo pela Dica: Apesar do RG te permitir viajar para todos esses países, recomendamos ter um passaporte e sempre viajar com ele, seja para Europa, Asia ou o Paraguai. Se você ainda não tirou seu passaporte, vá atrás e pra quem já tem, renove sempre antes dos 6 meses da data de vencimento.

PASSAPORTE:

1 - Novo Passaporte

O novo passaporte comum padrão ICAO, cor azul, foi implantado em todo território nacional. Atualmente a taxa para confecção do novo passaporte é de R$ 257,25.

Obs: O titular do passaporte comum antigo, cor verde, poderá utilizá-lo regularmente até a data de vencimento constante na caderneta.

2 - Como solicitar passaporte

O processo de solicitação de passaporte inicia com o acesso ao endereço eletrônico http://www.pf.gov.br/.  Nessa página, clique no link "Requerer Passaporte".

3 - Validade do Passaporte

A validade dos passaportes é de até 10 anos. Expirado o prazo de validade deverá ser solicitado novo passaporte.
O passaporte para menor de 18 (dezoito) anos terá validade definida de acordo com sua idade.

 

4 - Passaporte com mínimo de 6 meses de validade

Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 06 meses de validade. Dessa forma, requeira novo passaporte antes do atual expirar, a fim de que sejam evitados problemas na Fiscalização Imigratória do país de destino.

bottom of page